Banner Clube Sportivo Capelense

Facebook:

Política de privacidade
Mapa do Site

Campeonato Alagoano de 1948

 

PARTICIPANTES:

- AMÉRICA Esporte Clube (Maceió)

- Centro Sportivo Alagoano - CSA (Maceió)

- Clube de Regatas Brasil - CRB (Maceió)

- COMÉRCIO Esporte Clube (Maceió)

- Esporte Clube BARROSO (Maceió)

- SANTA CRUZ Futebol Clube (Maceió)

22 de janeiro
CSA 22 x 0 E.C.Maceió

O Campeonato Alagoano de Futebol de 1948 foi realizado em dois turnos com pontos corridos e seis clubes. Santa Cruz, CSA, CRB, Barroso, América e Comercio. Foi um campeonato complicado. Logo no primeiro jogo entre CSA e Santa Cruz, os azulinos venceram por 4x3. Partida apitada por Cláudio Regis que expulsou seis jogadores, três de cada lado. Foi a única derrota do Santa Cruz no primeiro turno. Na etapa complementar os corais também perderam apenas um jogo. O Barroso venceu por 3x2.

Entre os muitos casos complicados, dois chamaram atenção de todos. Primeiro, o Tribunal de Penas da Federação suspendeu o jogador do CSA Euclides por dois jogos. Dirigentes azulinos não gostaram e não compareceram para o jogo com o Santa Cruz. Perdeu os pontos e terminou abandonando o campeonato. Segundo, na partida Santa Cruz e Barroso. Trinta segundos de jogo e Tião assinalou o primeiro gol do Santa Cruz. O juiz, Mário Santa Rita, marcou o gol, e o bandeirinha acenou impedimento. Jogadores do Barroso reclamaram, o juiz conversou com o bandeirinha e resolveu anular o gol. Os jogadores do Santa Cruz não se conformaram, apertaram o juiz, que terminou voltando atrás, e mantendo o gol. Sentindo a fraqueza da arbitragem, o Barroso voltou a pressionar o juiz. Desta vez, Mário Santa Rita resolveu entregar o apito ao representante da Federação e foi embora do estádio e deixou a confusão rolando. Uma hora depois, os dirigentes dos dois clubes indicaram para juiz o doutor Carlos de Miranda, dirigente do América, que aceitou com uma condição. Seria dada uma nova saída para inicio do jogo. A partida não terminou por falta de visibilidade.

O jogo que decidiu o titulo foi sensacional. Santa Cruz e CRB jogaram pelo titulo de campeão alagoano de 1948. O clube da Pajuçara chegou a estar vencendo por 2x0. A reação dos corais veio quando faltavam dezessete minutos para o final da partida. O centro avante Seu Zé assinalou os três gols que deram a vitória e o titulo de campeão. O time do Santa Cruz campeão tinha como base os seguintes jogadores: Dudu. Rodrigues (Washington) e Augusto, Dé, Toimires e Motorzinho, Delson (Carijó), Patesco, Seu Zé, Tião e Djalma (Jairo).

***************** Santa Cruz é o campeão alagoano de 1948 *****************


CLUBE SPORTIVO CAPELENSE 2008 - 2013 PRODUZIDO POR CARLOS ANDRÉ