Banner Clube Sportivo Capelense

Facebook:

Política de privacidade
Mapa do Site

Campeonato Alagoano de 1954

 

Participantes da Capital

- AUTO ESPORTE Clube (Maceió)

- Centro Sportivo Alagoano - CSA (Maceió)

- Clube de Regatas Brasil - CRB (Maceió)

- ESPORTE Clube Alagoas (Maceió)

- Esporte Clube (Maceió)

- FERROVIÁRIO Atlético Clube (Maceió)

Na história do futebol alagoano existem páginas de cativante beleza. A grande maioria dessas páginas foi escrita em cores, onde prevaleceram sempre o vermelho e o azul. Mas antes do advento do Trapichão, algumas páginas foram escritas com outras cores, como por exemplo, o verde e branco, representando na época o Ferroviário. Disputando seu primeiro campeonato oficial em 1950, os esmeraldinos conquistaram o certame de 1954. No ano anterior, o Ferroviário havia ganho o campeonato da cidade e o ASA de Arapiraca o do interior. O regulamento mandava que os dois disputassem uma melhor de três para decidir o titulo do Estado. O Ferroviário se recusou a participar esta decisão e a Federação proclamou o ASA o campeão alagoano de 1953.

No ano seguinte, o campeonato foi disputado em dois turnos. O primeiro foi conquistado pelo CRB e o segundo pelo Ferroviário. Pelo regulamento o campeão seria conhecido através de uma melhor de três entre os campeões de cada turno. A imprensa dava como favorito o time da Rede Ferroviário que possuía um plantel com muitos veteranos bons de bola e alguns jovens com muita vontade de vencer.

Mas para ganhar o segundo turno, o Ferroviário começou vencendo o Auto Esporte por 3x1. Depois goleou o CSA por 3x0. Superou o Esporte Clube Alagoas por 2x1. Derrotou o Alexandria também por 2x1. Entretanto, no último jogo contra o CRB, perdeu por 1x0. Mesmo perdendo, o Ferroviário ficou o titulo do segundo turno. Este resultado deu a falsa impressão ao CRB que o clube da pajuçara poderia ganhar a melhor de três na decisão do titulo de campeão da temporada.

No primeiro clássico da série, o time da Rede obteve uma sensacional vitória por 2x1, dando personalidade ao elenco. Tanto que, mesmo sendo derrotado, também por 2x1, no segundo jogo, foi para a “negra” com muita disposição. Este foi sensacional e disputado no dia 15 de maio de 1955. Isso mesmo. O campeonato de 1954 somente foi decidido no ano seguinte. O CRB chegou a abrir o marcador. O gol não abalou o Ferroviário que virou o marcador para 3x1 e selou a campanha de 1954. Estava, assim, escrito um capitulo em verde e branco na história do futebol alagoano.

Detalhes do terceiro jogo da decisão do campeonato.

Dia: 15 de maio de 1955.
Local: Pajuçara.
Juiz: Adalberto Silva.
Ferroviário 3 x CRB 1.
Gols de Zequinha (CRB). Aldo dois e Vetinho (Ferroviário).
Ferroviário campeão com Quincas. Sucata e Orizon. Botinha. Dirson e Ilzo.
Aldo. Vetinho. Bequinho. Newton e Bewilson.
O CRB vice campeão com Luiz. Helio Ramirez e Miguel Rosas. Salinho. Tadeu e Castanha. Miro. Perereca. Zequinha. Eraldo e Malvino.
Anormalidade: Perereca perdeu um pênalti aos 40 minutos do primeiro tempo quando o marcador era de 1x1.

Campeão da Capital: Ferroviário Atlético Clube

Campeão do interior: 29 de Setembro
(São Miguel dos Campos)

FINAL

Ferroviário 5-1 29 de Setembro

Ferroviário 2-1 29 de Setembro

Ferroviário campeão alagoano de 1954

Ferroviário é o campeão alagoano de 1954


CLUBE SPORTIVO CAPELENSE 2008 - 2013 PRODUZIDO POR CARLOS ANDRÉ