Banner Clube Sportivo Capelense

Facebook:

Política de privacidade
Mapa do Site

História do Futebol Alagoano

 

Não é fácil contar a história do futebol alagoano. Com o transcorrer dos anos tudo foi desleixado. Ficaram poucos documentos. Os clubes não se organizavam. Raros os desportistas que possuíam alguma coisa, e a própria Federação Alagoana é o que há de mais pobre nesse particular. A verdade é que pouco, ou quase nada existe, e as pesquisas são feitas penosamente. Quando surge alguma informação, elas são grosseiramente deturpadas, por ignorância ou leviandade.

O futebol chegou em Alagoas no ano de 1908. Vários estudantes alagoanos que faziam seus cursos superiores no Recife e em Salvador, trouxeram o esporte das multidões para o nosso Estado. Entre estes se encontravam Manoel de Melo Machado, estudante de medicina da Faculdade de Salvador. Nas férias, vindo a Maceió, ele convocou amigos acadêmicos de medicina e direito para formar o Alagoano Foot Bll Club.

História do campeonato alagoano de futebol

As fotos de dois dos pioneiros do futebol alagoano.Barreto Cardoso foi atacante do Floriano. Orlando Araujo era também goleiro do Floriano.

Como não havia outra agremiação, o primeiro jogo aconteceu entre duas equipes, formadas pelos amigos de Manoel de Melo Machado. O Floriano, que jogou com Orlando Araujo, Sebastião Sampaio e Manoel Machado, Luiz Duarte, Gilberto de Araújo e Amarilio Santos, Alvaro Barros, Ismael Aciolli, Gastão de Oliveira, Barreto Cardoso e Helvécio Auto. O Deodoro formou com José Leão Rêgo, Aristeu Dourado e Antonio de Melo Machado, Jacinto Medeiros, Américo Passos e José Valente de Lima, Oscar Aguiar, Euclides Malta, Mario Rêgo, Carlos Menezes e Silvio Pético. A partida foi realizada no dia 31 de março de 1909, na então Praça 11 de Junho, hoje Parque Gonçalves Lêdo. O juiz foi o senhor Claudio Leão Dubeux.

Quando terminou as férias, os rapazes retornaram a seus estudos e o futebol parou. Ninguém teve coragem de continuar praticando o  novo esporte. Além do mais, ninguém sabia como jogá-lo. Nos primeiros treinos, seus introdutores tinham que interrompê-los para ler as regras do jogo. Somente nas férias seguintes é que os estudantes voltaram mais aprimorados e puderam ensinar com maior tranqüilidade as regras e o manejo da bola. Também novos interessados foram surgindo e o futebol passou a ser disputado quase que exclusivamente por “grã-finos”. Com o passar dos anos as coisas foram evoluindo e os pobres começaram a praticar e participar das peladas. E aquele jogo de bola se tornou o esporte mais popular em Alagoas.

Primeiro documento do futebol alagoano - 1917

Fonte: Museu dos Esportes


CLUBE SPORTIVO CAPELENSE 2008 - 2013 PRODUZIDO POR CARLOS ANDRÉ